terça-feira, 10 de janeiro de 2012

As sacolas plásticas dos supermercados estão com os dias contados.


As sacolas plásticas dos supermercados estão com os dias contados.

As tradicionais sacolas plásticas dos supermercados estão com os dias contados. Em duas semanas, a cidade de São Paulo começará mobilização para acabar com um costume bastante antigo e prejudicial ao meio ambiente: o uso de sacolas plásticas, estas que costumam decorar os aterros sanitários, córregos e rios e levam até 100 anos para se decompor. A Associação Paulista dos Supermercados – APAS em conversa com o prefeito Gilberto Kassab DEM lançou campanha semelhante a realizada na cidade de Jundiaí, interior paulista, onde, em um ano, se conseguiu reduzir em até 95% a distribuição dessas sacolinhas, mesmo sem haver uma lei proibindo o comércio de usá-las.

Na capital, a lei que obriga a extinção da sacola plástica no mercado entrou em vigor em 1º de janeiro 2012, desde Julho do ano passado os supermercadistas vem convidando o consumidor a colaborar com o meio ambiente dando preferência às sacolas retornáveis. Acreditando mais na conscientização do que na proibição pura e simples que atrapalharia alguns setores do comércio. Sem contar que é dos supermercados que saem em torno de 90% das sacolas.

O dia marcado para as sacolinhas desaparecerem dos cerca de 1.200 supermercados paulistanos é bastante significativo, 25 de Janeiro, aniversário da cidade. A campanha “Vamos tirar o Planeta do sufoco” da prefeitura e da APAS tem um mês e meio para convencer o paulistano a abandonar prática comum, ainda hoje, quando cada morador, em média, usa 67 sacolas descartáveis por mês nas compras. Sabe o que isso significa: 664 milhões de sacolas por mês ou oito bilhões de sacolas por ano – algo como 30 mil toneladas de plástico.
“Todo mundo precisa se conscientizar da necessidade da reciclagem e do meio ambiente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar!!!